Como Funciona

LEILÕES – COMO FUNCIONAM

Para a eficiente realização de negócios, o Agromercado TV conta com três tipos de leilão. Eles foram estruturados pensando em seu propósito e objetivo de investimento. Veja qual melhor modelo se ajusta ao seu interesse, confira nossa agenda e faça seu lance.

Leilão Presencial

Esse tipo de leilão é feito com a presença dos vendedores e compradores no recinto de vendas para a realização dos lances. Em um leilão presencial, o arrematante tem o contato direto com o lote, o que lhe permite uma melhor avaliação do produto que deseja. Essa tem sido a forma mais tradicional de leilão. Leilões presenciais também podem ser transmitidos pela TV ou pela web, ou ambos (sistema híbrido) – e nesse caso, os lances são recebidos por telefone pela equipe de apoio do Agromercado TV. Relacionamento e oportunidade de novos negócios são algumas das vantagens dessa modalidade de leilão. Infraestrutura impecável, qualidade nos mínimos detalhes e conforto é o que o Agromercado TV oferece para todos os participantes.

Leilão Virtual ou Online

A transmissão de leilões pela TV ou pela Internet tem facilitado a vida de vendedores e compradores e a modalidade do Leilão Virtual ou Online tem sido cada dia mais valorizado pelo mercado. Nesse evento, os produtos à venda são filmados ou fotografados e ofertados através dos canais de transmissão (TV e/ou Internet). Para participar dessa modalidade, primeiro você deve se cadastrar na página inicial do site www.leiloes.agromercado.tv.br ou clicando aqui. Veja nossa agenda de leilões virtuais pelo site e escolha quais deles deseja participar. Você não precisa estar presente para dar o lance. Acompanhe pela TV ou Internet e faça sua oferta pelo telefone.

Leilão Eletrônico

Leilão eletrônico é o tipo de pregão feito pela Internet onde não existe um leiloeiro controlando os lances e sim um tempo regressivo determinado. O lance vencedor é do último valor registrado no sistema do site quando o prazo se esgota e o leilão é encerrado. Mais conforto e comodidade para comprar e vender produtos de qualquer parte do Brasil. Vendedores e compradores podem aproveitar todo o potencial da Internet para fazer seus negócios. Para participar é bastante simples. Primeiro você faz seu cadastro na página do site www.leiloes.agromercado.tv.br ou clicando aqui. Após cadastro aprovado, você recebe um login e senha e tem acesso a uma série de leilões que estão acontecendo. No Leilão Eletrônico o que determina o encerramento não é o lance maior, mas sim, o final do tempo estabelecido para seu fechamento. O vendedor define previamente um prazo para receber lances e um valor mínimo pelo qual está disposto a finalizar a venda. A partir da abertura do leilão começa a contagem regressiva para o lance final. Durante o período aberto do leilão você pode dar quantos lances quiser, adquirindo o lote caso tenha dado o maior lance ao término do leilão.

 

PERGUNTAS FRQUENTES

1. Como funciona o leilão?

Nos leilões presenciais, virtuais ou online, o leiloeiro faz a leitura das condições de venda descritas no catálogo ou regulamento, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. Em seguida os lotes em leilão serão anunciados um a um. Nos leilões presenciais o comprador deve levantar a mão e sinalizar seu interesse pelo lote anunciado. O Agromercado TV coloca auxiliares de pista, distribuídos estrategicamente no recinto de leilão, para colher sua oferta. O Leiloeiro promove a disputa, caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote, até encerrar a disputa para quem der o maior lance, batendo o martelo.

2. Quem pode participar do leilão?

Todos os leilões (presencial, híbrido, virtual ou online e eletrônico) são públicos e tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar.

3. Quem pode vender nos leilões?

O leilão é público, portanto podem participar pessoas físicas e jurídicas que esteja interessadas em vender seus itens, bens, produtos ou mercadorias. Para contratar os serviços do Agromercado TV, ligue (11) 3616 5070.

4. É possível cancelar um lance?

Não, após confirmado o lance você não pode cancelar sua oferta. O não pagamento do valor do bem arrematado, da comissão do Leiloeiro e das despesas de administração, no prazo estabelecido no “Regulamento de Venda e Compra”, representará desistência por parte do arrematante, que, assim, estará obrigado a arcar com as penalidades impostas no leilão, por meio de cobrança extrajudicial através de conta (fatura) e/ou boleto bancário da multa, despesas e comissão do Leiloeiro, bem com a sua inclusão nos órgãos de proteção de crédito, sem prejuízo de eventual demanda judicial para cobrança dos prejuízos causados. O não pagamento da multa no prazo estipulado implicará na incidência de correção monetária calculada com base no CDI e juros de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata die, sem prejuízo da adoção de medidas judiciais e/ou extrajudiciais cabíveis, ficando, desde já autorizada em tais casos a inserção do arrematante em quaisquer cadastros de débitos vencidos e não pagos (tais como Serasa, SPC e outros). Além disso, seu cadastro será bloqueado para leilões presenciais, virtuais e online ou eletrônicos futuros.

5. O que é lance?

Lance é uma oferta de compra em reais por um determinado lote comercializado e previamente conhecido.

6. Como faço um lance?

Leilão Presencial:
Basta levantar a mão elevando o valor na sequência dos lances ou, se necessário, falar o valor desejado manifestando interesse no lote.

Leilão com Transmissão pela TV ou Internet:
É preciso estar cadastrado no site e enviar seus documentos para confirmação do cadastro como no caso dos Lances Antecipados. As ofertas são feitas por telefone mencionado na programação da TV, web e na página do leilão no site.

Leilão Eletrônico:
É preciso estar cadastrado no site e enviar seus documentos para confirmação do cadastro como no caso dos Lances Antecipados. Na página do lote de seu interesse, clique no box “Dar Lance”, informe o valor e clique em “Enviar”. Para adquirir o lote você deve dar lances antes do final do tempo regressivo.

Lances Antecipados:
É possível fazer lances antecipados e, para isso, você precisa estar cadastrado no site. Para confirmar o cadastro envie os documentos solicitados para o Agromercado TV. Na página do lote de seu interesse, clique no box “Dar Lance”, informe o valor e clique em “Enviar”.

7. O que é um lote?

É um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. No caso de leilão de veículos um lote pode ser formado por apenas um automóvel, enquanto no leilão de animais e/ou de materiais um lote pode ser constituído por um único bem ou conjunto.

8. O que é lance condicional?

“Lance Condicional” é o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem leiloado não atinge o valor mínimo de venda exigido por seu vendedor, porém o leiloeiro observa chances do vendedor aceitar o valor. A confirmação da venda ou cancelamento será avisada pelo leiloeiro após o leilão no prazo máximo de 48 horas. O contato será por telefone com o autor do lance.

9. O que fazer quando o meu lance ficar em condicional?

No Leilão Presencial: se você fizer um lance sobre um determinado bem e este ficar em condicional, você precisará deixar no momento da arrematação um cheque no valor de 35% do lote em condicional. Nós entraremos em contato com você dentro de 02 dias úteis para informar se o lote foi liberado ou não para a venda.

No Leilão Online ou Eletrônico: se você fizer um lance sobre um determinado bem e este ficar em condicional, nós entraremos em contato com você dentro de dois dias úteis para informar se o lote foi liberado ou não para a venda.

10. Quais os tipos de bens que são leiloados?

Qualquer tipo de bem ou mercadoria pode ser leiloado. O Agromercado TV realiza leilões no segmento do agronegócio. Os principais bens encontrados em leilão são: automóveis, caminhões, motocicletas, tratores, embarcações, aeronaves, animais vivos, prenhezes, material genético (sêmen e embriões), fazendas, veículos (automóveis, caminhonetes e caminhões), tratores, produtos agropecuários, equipamentos e implementos agrícolas.

11. Eu posso visitar o bem de interesse? E como são divulgados os leilões?

Sim. As datas e locais de visitação são divulgados em nosso site e, quando for o caso, através de anúncios em jornais de grande circulação e TV comercial

12. Qual é a procedência dos bens leiloados?

A procedência dos bens é previamente analisada, o que garante ao arrematante a posse e propriedade dos bens adquiridos.

13. É necessário um pré cadastro para participar dos leilões?

Sim, cadastro e confirmação do cadastro através do envio de documentos e cópia de endereço.

14. Como posso realizar a habilitação do meu cadastro?

Está disponível no site uma lista de documentos exigidos para análise de cadastro. Após realizar o cadastro no site, enviar seus documentos para confirmação dos dados informados. Pessoa física: RG, CPF e Comprovante de endereço. Pessoa Jurídica: CNPJ, Contrato social e comprovante de endereço.

15. Quanto tempo dura em média a venda de cada lote?

Depende da quantidade de lotes dos bens disponíveis. Geralmente a venda de cada lote ocorre com menos de 2 minutos, à exceção de imóveis e animais. Os leilões online/eletrônicos podem ter prazos de encerramento de um até noventa dias.

16. Quais as vantagens da venda em leilão?

A experiência tem demonstrado que os valores dos bens arrematados em leilão são diferenciados daqueles praticados no mercado. Tanto para quem compra como para quem vende, os leilões oferecem vantagens. Vendas por leilão podem ter liquidez acima de 90% dos bens ofertados. O vendedor se livra de muitas tarefas, despesas e complicações comuns, pois no momento em que contrata os serviços para a realização do leilão, fica sob a responsabilidade do leiloeiro e de sua equipe todas as providências administrativas: captação de clientes, convocação dos interessados, mala direta, catálogos com descrição dos bens, marcação dos lotes, venda, contabilização e recebimentos. Além disso, o leilão permite a realização de bons negócios de maneira clara e objetiva, acessível a vários tipos de públicos.

17. Como eu faço para realizar um leilão?

Você pode entrar em contato com a nossa equipe através da Central de Atendimento do Agromercado TV.

18. Quando posso pegar meu lote arrematado e pago?

Nos Leilões Presenciais: a entrega dos bens acontecerá no evento do Leilão, após o pagamento da Comissão do Leiloeiro e do valor integral relativo ao Lote (à vista), ou, no caso de parcelamento, do pagamento do valor referente à primeira parcela e assinatura da Nota Promissória e Contrato com Reserva de Domínio.

Nos Leilões Virtuais ou Online e Eletrônicos: a entrega acontecerá no dia e horário estipulados pelo vendedor, após confirmação pelo Agromercado TV do recebimento dos documentos originais assinados (Nota Promissória e Contrato com Reserva de Domínio) e quitação do valor integral ou do equivalente a primeira parcela e da Comissão do Leiloeiro.